PLANTIO: o ano todo SOLO: leve, arenoso e com boa aeração CLIMA: quente e úmido FLORESCIMENTO: de 20 a 30 dias após o plantio CUSTO: de R$ 2,40 a R$ 3,70 por vaso |
- Nome Científico: Hippeastrum hybridum
- Sinonímia: Amaryllis vittata, Hippeastrum vittatum
- Nome Popular: Açucena, amarílis, flor-da-imperatriz
- Família: Amaryllidaceae
- Divisão: Angiospermae
- Origem: Peru
- Ciclo de Vida: Perene
A açucena é uma planta apreciada no mundo todo. Os holandeses, no entanto, foram responsáveis pelo seu melhoramento genético. Possui flores cônicas, grandes, belíssimas e de coloração normalmente branca, rosa ou vermelha. Sua folhagem é também bastante ornamental.
Dependendo do híbrido, as folhas podem desaparecer durante o inverno. Na maioria das vezes seus bulbos são plantados em vasos, porém podemos formar maciços e bordaduras como se faz com as tulipas. É bastante exigente em fertilidade, irrigação e drenagem. Seu substrato deve conter boa quantidade de matéria orgânica. As açucenas são uma boa escolha entre as espécies de flores, pois são fáceis de cultivar e se adaptam bem a pequenas áreas. Podem ser plantadas em todo o território brasileiro e em qualquer mês do ano. Além disso, têm como vantagem o rápido retorno financeiro.
Existem cerca de 50 espécies de açucenas, também chamadas de amarílis, a maior parte originária da América do Sul e muitas nativas do Brasil. Esse tipo de flor desperta grande interesse para o cultivo ornamental, mas são seus híbridos e variedades que dominam o mercado mundial de plantas decorativas. Elas podem ter pétalas simples ou dobradas, com coloração diversificada, que vai do vermelho ao salmão, passando pelo rosa e pelo branco.
Da esquerda para a direita: os bulbos da açucena são semelhantes aos da cebola; produtores rurais colhem os bulbos; a variedade hippiastrum tem grande aceitação no mercado; variedade branca da açucena, também conhecida como amarílis |
Sua planta é herbácea, vivendo por muitos anos quando cultivada diretamente no solo. Apresenta um bulbo semelhante a uma cebola, do qual partem as folhas e as hastes florais. As folhas são longas e estreitas e a inflorescência, com a haste lisa e oca, normalmente conta de duas a quatro flores, sempre com seis pétalas de colorido intenso.
O cultivo pode ser destinado à comercialização de flores de corte, plantas envasadas e bulbos induzidos ao florescimento. O plantio em vasos é o mais indicado para o pequeno produtor, pois a produção de bulbos exige rotação de cultura e grandes áreas, enquanto a açucena para corte ainda tem mercado incipiente.
0 comentários:
Postar um comentário