Família: Verbenaceae.
Altura: 1,5 m.
Diâmetro: 1 m.
Ambiente: Pleno Sol.
Clima: Tropical de altitude, Subtropical, Tropical, Tropical úmido.
Época de Floração: Primavera, Verão.
Propagação: Estaquia.
Mes(es) da Propagação: Outono, Inverno.
Persistência das folhas: Permanente.
Obs: Planta excelente para trabalhos topiários. Deve ser mantida sempre podada para se conservar o amarelo-ouro das folhas. O tom amarelo das folhas diminui se a planta for cultivada a meia-sombra. Suas folhas escurecem no inverno. Com o passar do tempo, a planta perde a beleza.
Definição!
O pingo-de-ouro é um arbusto lenhoso, obtido por trabalhos de seleção hortícola sobre a espécie típica, de 1,0 a 1,5 m de altura, com ramagem densa e ornamental. Suas folhas possuem coloração amarelo-dourado, principalmente nas folhas jovens.
Possui flores e frutos de importância ornamental secundária. Seus frutos amarelos atraem pássaros.
A planta é tolerante a geadas, sendo possível cultivá-la em praticamente todo o território nacional.
Biologia.
O nome científico desta planta é Duranta repens aurea, é conhecido popularmente como pingo- de- ouro, duranta, violeteira- dourada ou simplismente violeteira. É da Família verbenaceae, Divisão angiospermae, sua origem é totalmente brasileira e o ciclo de vida é perene.
Curiosidade.
Ao contrário dos demais arbustos tradicionais, o pingo- de- ouro cresce de uma forma muito acelerada, e aliada a sua coloração vivaz (folhas douradas), que surgiu a partir de uma mutação da violeteira. A planta também tem serventia para ser usado como bordadura, cerca viva, renque e até mesmo para formar o bonsai. O pingo- de- ouro precisa de muita poda, já que cresce muito rápido, a partir disto não é nada indicado para jardins onde a manutenção é pouco freqüente. Quando a planta não recebe poda, podem-se notar as pequenas flores em tons de roxo, rosa ou branco que ela produz, e, não apenas flores, mas também frutos. Mesmo oferecendo flores e frutos, é recomendado que ela sempre seja podada, pois caso contrário perde sua tonalidade dourada, o que muda totalmente seu visual.
Cuidados para deixar sempre Bonito o Pingo-de-Ouro!
O cultivo desta planta deve ser ao sol, em solo sempre cuidado para que ofereça fertilidade, enriquecido com matérias orgânicas, regado com freqüência, pois não consegue sobreviver em ambientes secos, consegue suportar bem o frio e inclusive geadas. A maneira de plantio é geralmente feita através de mudas, o tratamento desta planta requer muito empenho para que ela não morra, precisa de manutenção com freqüência, luvas para cuidar a planta (já que possui muitos espinhos), deve ser mantida fora do vente forte, pois ela não se adapta. Portanto se você mora na praia, esqueça a vontade de ter pingo- de- ouro, infelizmente a planta não gosta da maresia. Antes de resolver plantar o seu pingo- de- ouro, procure um especialista, consulte um técnico ou viverista, certamente ele irá lhe auxiliar se o local possui todas as condições que a planta necessita para viver, isso irá garantir a qualidade do plantio.
Como reproduzir:
Multiplica-se facilmente por meio de estacas, formadas no outono-inverno após a fase de frutificação da planta. Dica:
Cortar as folhas na metade, pois assim o pingo de ouro enraiza melhor...
O susbtrato para formação de mudas por estaquia deve ser limpo. Portanto esterco de gado não é uma boa opção.
Sugiro uma mistura de 6/8 terra comum de jardim com 1/8 areia de contrução e 1/8 pó de côco. Ou então compre substrato pronto para mudas. Evite adubar a terra nesta fase. Não aplique estercos, NPK, tortas de oleaginosas, uréia ou outros adubos.
Faça as mudas em saquinhos, garrafas pets ou caixas de leite, e só tranplante para o local definitivo depois que elas estiverem bem desenvolvidas, em pleno crescimento. Mantenha-as em local sombreado a princípio e gradativamente aumente a quantidade de luz até as condições do local definitivo. No local definitivo, misture o esterco curtido com a terra antes de plantar.
Faça as mudas em saquinhos, garrafas pets ou caixas de leite, e só tranplante para o local definitivo depois que elas estiverem bem desenvolvidas, em pleno crescimento. Mantenha-as em local sombreado a princípio e gradativamente aumente a quantidade de luz até as condições do local definitivo. No local definitivo, misture o esterco curtido com a terra antes de plantar.
TAG: Pingo-de-ouro - Duranta repens, Cultivo Pingo-de-ouro - Duranta repens, Como cuidar do Pingo-de-ouro - Duranta repens, Multiplicação do Pingo-de-ouro - Duranta repens, BMP2794, Wikiplanta, Flora Pieske, Brayon Pieske
0 comentários:
Postar um comentário